Ordenação Diaconal de Ronan será neste sábado, dia 20

• 18/08/2022
  • 1 Comentário(s)

Ordenação Diaconal de Ronan será neste sábado, dia 20

Faltam poucos dias para a Ordenação Diaconal de Ronan Jesus da Costa Silva, seminarista da Diocese de São João del-Rei. A cerimônia, que vai acontecer no dia 20 de agosto, na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, será um passo ainda maior na caminha vocacional do jovem, de 32 anos, natural da cidade de Lagoa Dourada.

Os diáconos estão encarregados de executar o “serviço do ministério de Deus”, deixando de ser um leigo e passando a pertencer ao grupo do clero. A palavra diácono surgiu a partir do grego diakonos, que significa “atendente” ou “servente”. De acordo com a doutrina, o diácono católico é o “servo de Deus”, espalhando a Sua palavra e ajudando a construir o Seu reino junto aos fiéis na terra, de acordo com as necessidades da igreja.

“O diácono é chamado ao serviço, tendo como parâmetro o próprio Cristo. Atento a pratica da caridade, ao anuncio e testemunho da Boa Nova e o serviço litúrgico, assistindo o bispo e os padres nas celebrações, distribuindo a comunhão aos enfermos, assistindo os matrimônios e presidindo os funerais. Embora eu vá ser ordenado diácono de uma forma transitória, já que em breve, se essa for a vontade de Deus, receberei o segundo grau da ordem, essa missão diaconal não pode ser deixada de lado, e me acompanhará por toda a minha vida”, pontua Ronan.

Em clima de festa, a paróquia Santo Antônio, da cidade de Lagoa Dourada, inicia neta quarta-feira, 17, o tríduo preparatório, meditando sobre o ministério diaconal e rezando para que Deus conceda ao jovem um frutuoso exercícios ministerial a serviço do povo de Deus.

O jovem ainda pontua que seu despertar foi tardio, diferente de muitos outros vocacionados. “O despertar para a consagração total de minha vida se deu após de participar do Emaús em 2011 e a Jornada Mundial da Juventude em 2013. Admirado pelo Papa Francisco, recém nomeado Papa da Igreja, e minha devoção particular por São Francisco, tive uma experiência vocacional junto a ordem dos frades menores em 2015. Contudo, foi na espiritualidade do presbítero diocesano, que se dispõe a atuar em prol da Igreja particular, em comunhão do bispo e dos demais presbíteros, sempre buscando o bem e a santificação do povo de Deus, que encontrei a forma plena de me realizar vocacionalmente”.

Segundo Ronan, a expectativa é grande para a ordenação diaconal. “A caminhada é sempre permeada pelo medo, pela incerteza. A vocação exige resposta e ela se exprime em nós como um verdadeiro êxodo. É deixar se preencher em Cristo. Estou finalizando um período de estágio pastoral e missionário na Paróquia Nossa senhora da Conceição, na cidade de Prados, após já ter encerrado o curso de Teologia. Olhando para trás, vejo como a formação e o abrir ao chamado me modificou. Contudo, o olhar pra frente me mostra como essa abertura tem que ser contínua e constante. Ela deve ocorrer de forma especial no período de seminário, esse período rico de formação que a Igreja nos oferece, mas não somente nele. Nossa vida tem que ser uma constante voltar ao senhor, para que a ação do Espírito Santo realize a modelagem necessária para se viver como Cristo, pastor e servo”.

A cerimônia vai acontecer no dia 20 de agosto, as 09:30 horas, na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar.

Noticia Original

#Compartilhe

Marci Andrade da Fonseca

03/03/2023

Que venha cheio de graças louvando o senhor. Muita gratidão. Deus abençoe sempre esta nova jornada de sua vida.

Aplicativos

Locutor no Ar

Deixe aqui a sua intenção para as missas

Anunciantes